sexta-feira, 19 de julho de 2013

BONECOS DE NEVE

O projeto dos "Bonecos de Neve" foi proposto pelo prof. João Vinhas e começou a ser elaborado logo no 1.º período, tendo por base a construção de duas esferas, de forma a que a turma percecionasse uma forma de "planificação" deste sólido geométrico, tão distinto dos restantes.



As esferas foram construídas usando balões cheios de ar, os quais foram "enrolados" em corda colada com cola branca.
Depois de secos, os balões foram cobertos com  papel absorvente embebido numa mistura de cola branca e água, até se formar uma esfera o mais perfeita possível.
Depois de secas, as esferas foram então base para um projeto a pares, no qual os alunos criaram uma imagem de um boneco de neve e escolheram quais os elementos a acrescentar, a partir de imagens pesquisadas na internet, no laboratório de informática, com a prof. Alzira.
Com base neste projeto, foram então usadas as duas esferas para construir um boneco a 3 dimensões.





O projeto foi muito ambicioso e moroso, pelo que apenas 2 bonecos foram totalmente terminados, também devido à falta de materiais e à introdução de outras propostas de trabalho.
Para o próximo ano, terminaremos os restantes.


 


terça-feira, 16 de julho de 2013

OS REGUILAS COM A GOLFI

No projeto de troca de correspondência com a turma do 2.ºA da EB António de Matos Fortuna (em Quinta do Anjo), os alunos tiveram oportunidade de acarinhar e receber em suas casas a turista "Golfi", uma simpática golfinha que passou o 3.º período connosco.

A maioria ficou com registo fotográfico da sua nova amiguinha:

 
 
 
 
 

 

sábado, 13 de julho de 2013

DESENHOS ÀS 3

Há reguilas que são verdadeiros artistas, que fazem desenhos fantásticos e que gostam de mostrá-los *a turma.
Vejamos alguns exemplos:







quarta-feira, 10 de julho de 2013

PINTAR COM TINTA DA CHINA

Uma das técnicas de expressão plástica experimentadas este ano com a ajuda do professor João Vinhas foi a pintura com tinta da china.
No primeiro contacto, os alunos pintaram umas listas num papel que os próprios prepararam usando as medidas para traças linhas paralelas na horizontal.


Depois deste trabalho concluído, usando como motivação o país de origem desta tinta, os alunos foram convidados a pintar caracteres chineses, que escolheram livremente a partir de imagens a que tiveram acesso.

Mais uma vez, houve um grande empenho e interesse da maioria dos alunos pela tarefa.

domingo, 7 de julho de 2013

FILME PARA AS MÃES

Em maio, na sexta-feira antes do "Dia da Mãe", fizemos uma pequena gravação em vídeo na qual os alunos deixaram uma pequena mensagem às suas mães.
Aqui fica a montagem feita com a filmagem dos 18 alunos presentes nesse dia:

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRÉMIO DO CAMPEONATO DE ORTOGRAFIA

Este ano tivemos uma forte representação da turma no "Campeonato de Ortografia" do agrupamento: o nosso Diogo!

E foi num dos últimos dias de aulas que o reguila recebeu o seu prémio de 1.ºlugar (alunos de 3.ºano): um livro que lhe foi oferecido com muito prazer pela professora Alzira!


segunda-feira, 1 de julho de 2013

O GATO DA JOANA

Em maio, o nosso mês dos animais amigos, recebemos a visita do gato da Joana, que estve connosco durante uma parte da manhã e se portou lindamente.
Foi a alegria da criançada!



Quero aproveitar para agradecer a todos os familiares que se disponibilizaram para trazer os amiguinhos dos reguilas à sala de aula.
Foram fantásticos!