domingo, 22 de maio de 2011

As conclusões sobre a germinação

Há já mais de 2 semanas que andamos a estudar a importância da água e da luz na germinação da semente do feijoeiro.

Se bem se lembram, os reguilas levantaram as suas hipóteses, prepararam a sua experiência e colocaram 4 copos com 2 feijões e algodão (cada um com diferentes condições de luz e de água).
A turma foi observando regularmente o evoluir (ou não) das sementes e registando os resultados das observações, bem como algumas conclusões a que chegaram, o que ficou tudo bem escrito na seguinte tabela colectiva:



Estas foram as GRANDES conclusões a que chegaram os nossos PEQUENOS GRANDES investigadores:


1- Os feijões dos copos 3 e 4 demoraram o mesmo tempo a germinar.



2- O feijão do copo 3 está verde e o do copo 4 está amarelo.



3- O algodão dos copos 3 e 4 cheira mal e tivemos de o mudar.



4- Quando as folhas do copo 4 nasceram, a planta começou a morrer.



5- As sementes não precisam de luz para germinar. As plantas precisam de água, luz e sais minerais para crescer.



E com tudo isto, perceberam quais as condições ideais para pôr o feijão a germinare mantê-lo a crescer durante um tempo e cada um preparou a sua germinação, que colocou à luz e da qual tomou responsabilidade na passada quinta-feira.


Veremos quem é verdadeiramente responsável!!!


Os nossos copos no final da experiência: o copo 3 e o copo 4.

sábado, 21 de maio de 2011

Nós e o Magalhães na sala

Ontem foi dia de trazer pela primeira vez para a escola o portátil Magalhães e tal só foi possível porque os nossos meninos foram muito responsáveis e ninguém se esqueceu! Fiquei muito satisfeita!

Assim, começámos por escolher para trabalhar 6 palavras de 4 sílabas cada. Dividimo-las em sílabas, aprendemos a reconhecer a sílaba mais forte e reparámos que em todas elas esta se localizava na penúltima sílaba, à excepção daquela que tinha acento. Percebemos, então, um pouco da importância da acentuação e começámos a pensar em frases com as 6 palavras.
Depois, todos com os computadores preparados para trabalhar, foi possível abrir um documento do processador de texto (Microsoft Word), escrever as referidas frases e aprender a guardar um documento para não o perder.
Após o intervalo da manhã, retomámos o trabalho e aprendemos a "abrir" o documento já existente para lhe dar continuação, corrigi-lo com a professora e guardá-lo já completo.

Na próxima sexta-feira, voltaremos ao trabalho no Magalhães, pois foi muito valioso e motivador e há alunos que ainda não terminaram esta primeira tarefa.

Fiquei orgulhosa dos reguilas!






quinta-feira, 19 de maio de 2011

Novos Contadores de Histórias

A partir da semana passada comecei a ter ajudantes para contar histórias na sala de aula.


Começámos com a história com que introduzimos a letra "q": "QUIRIQUIQUI", de Marisa Nuñez.


Os primeiros novos contadores de histórias foram o Diogo, o Ângelo e o André e portaram-se 5 estrelas! Cada um ficou com uma personagem, levaram o texto para casa para estudar e, na sala, contámos a história com muita alegria e movimento.


Gostaram tanto que até surgiu a ideia de contarmos de novo a história a outras turmas! E foi o que fizemos na terça-feira: fomos à sala da turma E1 ler a história e divertir os nossos colegas e a professora.




Uma foto dos artistas

Ontem, foi a vez de mais 5 mini-contadores se estrearem nestas lides: o João, a Leonor, a Rita, o Daniel e o Carlos.

Foi tão gratificante ver o entusiasmo destas crianças! Houve direito a alguns nervos e inseguranças, como é normal nas primeiras vezes, mas nada que uns exercícios vocais e uns "miminhos" não resolvessem... e todos tiveram o seu momento de brilho ao lerem 2 páginas do livro "A BRUXA MIMI VAI À PRAIA", de Korki Paul.


E assim terminámos o alfabeto!




E... 1, 2, 3... ABRACADABRA!!!!!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cozinhar Histórias

Depois da nossa última ida à Biblioteca Municipal da Moita, os reguilas escreveram uma história muito interessante com a ajuda da professora Alzira e depois ilustraram-na, pelo que temos andado a construir um livro que amanhã vai ser oferecido à Biblioteca como presente de aniversário desta entidade.
Assim, hoje resolvi vir mostrar-vos, em primeira mão, a história e ilustrações dos nossos meninos, que se esforçaram para fazer um bom trabalho e que muito aprenderam com esta actividade.





domingo, 8 de maio de 2011

Uma manhã no parque

Na sexta-feira, como os alunos de 4.ºano estavam a realizar as Provas de Aferição de Língua Portuguesa na escola e nós não podíamos lá ficar para não perturbar a sua atenção e concentração, fomos passar toda a manhã ao Jardim da Moita, junto à Biblioteca Municipal.
Juntamente com a turma E1 e com 2 professores de Expressão Físico-Motora da Escola Profissional, estivemos no Jardim até ao meio-dia, onde os reguilas brincaram muito, lancharam, correram e se divertiram bastante.
Foi uma manhã divertida, em que o sol nos acompanhou e o ar puro nos encheu de boas energias.
Na próxima quarta-feira, dia da prova de Matemática, iremos visitar a Feira de Projectos, que terá início nesse mesmo dia.


sábado, 7 de maio de 2011

As Cozinheiras de Livros

Na passada quinta-feira, os reguilas foram à Biblioteca Municipal da Moita, participar numa actividade de promoção da leitura no âmbito das comemorações do aniversário desta instituição.
Assim, foi com muito entusiasmo que assistiram e participaram activamente na promoção do livro "As Cozinheiras de Livros", de Margarida Botelho, dinamizada por uma das animadoras da biblioteca e que encantou os nossos meninos.
Todos participaram (alguns demasiado) entusiasticamente e foi uma manhã muito animada, que se prolongou num ateliê de escrita com a prof. Alzira, a professora-bibliotecária da nossa escola.
Em breve publicaremos o texto e as ilustrações realizados pelos reguilas.
Ficaram espectaculares!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mais actividades experimentais com feijões

Ontem estivemos a dar continuidade às experiências que temos vindo a realizar sobre as condições necessárias à germinação do feijão.

Assim, fomos preparar uma actividade experimental que nos vai tentar mostrar se o feijão necessita de água e de luz para germinar.

Aqui fica a preparação da experiência, que foi realizada colectivamente e registada por diversos alunos, de modo a que todos pudessem dar o seu contributo.



Depois da preparação realizada no papel, passámos à parte prática e montámos a experiência, colocando 2 feijões embrulhados num algodão e dentro de:


- 1 copo à luz, com água;
- 1 copo à luz, sem água;
- 1 copo no escuro, com água;
- 1 copo no escuro, sem água.








Depois de tudo preparado, sondámos a opinião dos reguilas, para ver o que achavam que iria acontecer aos feijões dos 4 copos. Quais deles germinarão?




Aqui fica a tabela final de hipóteses levantadas pela turma. Veremos, daqui para a frente, quais os resultados, pois iremos estar atentos aos 4 copos com os feijões.




terça-feira, 3 de maio de 2011

Poema à mãe

Os reguilas toureiros, antes do Dia da Mãe, estiveram, colectivamente, a escrever um poema que pudesse ser usado nos seus cartões para as suas mamãs.
Não foi uma tarefa fácil para mim, que os orientei, mas conseguiram um trabalho bem bonito e sincero, que os levou a trabalhar o seu vocabulário e a desenvolver as rimas e os diferentes sentidos das palavras.
Fiquei orgulhosa!

Mãe
És o amor do meu coração
És linda como um diamante numa jóia
Adoro os mimos da tua mão
Teus braços me salvam como uma bóia.

Deste-me vida, colo e calor.
Eu gosto muito de ti
Tratas-me bem e com muito amor.

Amo-te


Um beijinho especial a todas as mães dos reguilas. Espero que tenham gostado do presente que os vossos filhos fizeram. Foi feito com muito empenho e amor.

Um grande VIVA às mães!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Letra H

Hoje aprendemos a letra H.

E, na sexta-feira, para introduzir esta letra, como costumamos fazer, estivemos a ler um livro, desta vez do PNL: "O H perdeu uma perna", de Ana Vicente.

Foi muito divertido poder acompanhar as peripécias da letra H a falar com as outras letras do albabeto à procura de uma solução para o seu problema.

Ainda deu para descobrir diversas palavras iniciadas pelas letras que foram surgindo, dando bastante atenção às ilustrações fantásticas do livro, a cargo da ilustradora Madalena Matoso.


Enquanto líamos a história, pudemos ainda apreciar uma bela chuvada de granizo que alagou a nossa escola e que nos colocou a todos a rir depois de ouvirmos o Simão dizer: "Parece que estão a fazer pipocas lá fora!"